Jaraguá do Sul é considerada a cidade mais pacífica do país, segundo pesquisa

 

POR: OCP  |  3

Segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (5), Jaraguá do Sul é considerada a cidade mais pacífica do país quando levados em conta municípios com mais de 100 mil habitantes.

Os dados apontados na pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) se referem ao ano de 2015, quando Jaraguá possuía 163.735 habitantes e registrou apenas cinco homicídios e uma morte violenta com causa indeterminada. A taxa de homicídios foi de 3,1 para cada 100 mil habitantes.

Em 2016, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, seis homicídios dolosos foram registrados na cidade. Neste ano, os dados atualizados até o mês de março apontam para três homicídios na cidade.

Além de Jaraguá do Sul, outra cidade catarinense que figura entre as dez mais pacíficas do país é Brusque, que aparece na segunda colocação, com taxa de homicídio de 4,1 em 2015.

Entre os municípios mais violentos do país, Altamira, no Pará, lidera o ranking com uma taxa de homicídios de 107 para cada 100 mil habitantes.